terça-feira, 30 de dezembro de 2014

#VistoAmericano - Dia 2 - Ida ao consulado


(imagem extraída do site ViagensEandancas)

Dia 2 – Na entrevista
Dia 23 de dezembro de 2014, optamos por acordar mais cedo ainda e saímos da nossa cidade as 4:00AM tudo para que não houvesse imprevistos, vale lembrar o nosso querido maço de papel e documentos estavam nos acompanhando fielmente nas batalhas, o tempo estava um pouco mais chuvoso e enfrentamos algumas pancadas de chuva durante o caminho, mas nada grave a não ser um pequeno acidente que avistamos na hora de ir embora.
Então chegamos na entrevista, o tempo estava fechado ainda mas tinha uns ambulantes vendendo guarda chuvas de ouro por 30 R$ cada um, optamos por não pegar e rachar o guarda chuva com quem trouxe ( é claro que eu nem o Vitor tinha levado ¬¬), mas pontualmente na pequena fila na porta do consulado estávamos nos, jovens loucos e confiantes que tudo daria certo, a cartilha de como se comportar eo que responder na hora da entrevista foi revisada mais uma vez para que nada fugisse do escopo.
Entramos no consulado a nossa Dire ( Diretora da escola de idiomas onde estudamos) ficou do lado de fora mas ela foi para dar aquela força : )
Optamos por ficar meio que juntos, mas é claro que isso não deu muito certo, uns mais na frente outros um pouco mais atrás, por fim da nos encontraríamos no guichês de entrevistas, ah antes de entrar objetos de metal, tais como cinto, chaves foram retirados e colocados dentro das pastas para passar no raio X é um procedimento de segurança,  o celular ninguém levou também porque é proibido nos também,passamos pelo detector de metais, e eu mesmo com platina na perna consegui passar sem maiores complicações.

Na ultima fila
Na ultima fila é o ultimo estagio antes da entrevista, como estávamos nervosos e não tínhamos noção de como seria a entrevista conseguimos escutar algumas perguntas feitas as primeiras pessoas entrevistadas.Eu vi que quase todas as pessoas da nossa turma conseguiram o visto e suas entrevistas foram bem rápidas e objetivas, onde eu fiquei demorou um pouco ( cabine 8) pois tinha uma família inteira de 6 pessoas tentando visto também então o processo era bem mais bucratico.
Demorou um instante e olhei para o lado e não vi nenhum dos nossos colegas, exceto uma delas que estava acompanhada com o pai na minha frente, passou alguns minutos e o cônsul chamou-os para a entrevista, eu estava muito nervoso e não sabia muito no que pensar rsrsrsrs.
Após uma serie de perguntas e alguns ajustes a minha colega conseguiu o visto e pude ver uma certa ajuda da parte dela por apresentar umas questões que não ficou muito clara para o entrevistador, após isso vi o caminho mais fácil, depois que ela conseguiu o visto fiquei ainda mais confiante que também conseguiria.

A entrevista
(imagem extraída do site Visto Rápido)

Esperei o “bom dia “ do cônsul  e logo ele me disse – “bom dia” com um sotaque de estrangeiro, retribui o “bom dia” e logo ele me perguntou;
- primeira vez que viaja para fora do Brasil?
Eu disse : sim
- Para onde você pretende ir ?
Eu disse : Califórnia, San Francisco!
- O que pretende fazer lá ?
Eu disse: fazer turismo e um curso
-como  é esse curso ?
Eu disse: um curso de inglês com 20 lições por semana com 50 minutos cada!
- por favor a carta convite da escola
Eu entreguei.Na mesma hora ele perguntou se era o mesmo caso da “moça que acabou de sim”
Eu respondi com toda confiança – “o mesmíssimo caso!!!”

Depois ele perguntou onde eu trabalha, qual era a minha profissão, quanto eu ganhava por mês e quem iria custear minha viagem.
Respondi tudo pausadamente e olhando firmemente nos olhos dele, 10 segundos depois ele me digitou algo no computador e disse “- Visto concedido,boa viagem”.
Sem brincadeira eu quase faleci 14 vezes de tanta felicidade, agradeci muito a Deus por tudo ter dado certo até aquela hora, e claro agradeci também a minha colega e o pai dela por terem me auxiliado e me esperado, no final saímos do consulado e todo pessoal estava nos esperando,(sim eu fui o ultimo a sair = S , perguntaram o porque tínhamos demorado tanto explicamos o processo e todo mundo curtiu muito, afinal estávamos todos com o visto americano, ligamos para o Ricardão (novo motorista da van, infelizmente o Regis não foi = z ) íamos embora da São Paulo com o visto na mão ( na verdade não tão na mão porque o passaporte chegaria na próxima sexta rsrsrs).

Fomos embora eu não me continha de felicidade contei para todos aqueles que acompanharam cada minuto até esse momento, foi muito bom ter dado essa noticia tão boa, ufa conseguimos e o melhor com validade de 10 anos, termina assim a saga do visto, então até a próxima aventura  e está cada dia mais perto de irmos para San Francisco, ahhh e nem usamos a foto rsrsrs.


(imagem de NovaYork)

2 comentários: